8 cuidados e remédios caseiros para aliviar a falta de ar (2023)

Falta de ar, ou dispneia, é um sintoma ou uma sensação desconfortável de dificuldade em encher os pulmões de ar. Alguns cuidados e remédios caseiros podem aliviar esse desconforto, mas não tratam a causa do sintoma, que pode ser um problema nos pulmões ou no coração.

A falta de ar que se inicia de forma súbita e dura poucos minutos pode suceder gatilhos emocionais de estresse, ataque de pânico ou ansiedade. Quando o sintoma é persistente ou recorrente pode sinalizar alguma doença de base, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite ou insuficiência cardíaca.

Continua Depois da Publicidade

Existem inúmeras causas que podem deixar uma pessoa com falta de ar, por isso é fundamental procurar ajuda médica para um diagnóstico e tratamento adequados. Os cuidados e remédios caseiros são apenas medidas complementares, que podem auxiliar dentro de um plano de tratamento bem estabelecido.

Veja algumas medidas caseiras simples que podem te ajudar em caso de falta de ar.

Índice deste artigo:

Respiração freno labial

A respiração freno labial, ou respiração de lábios franzidos, é uma estratégia muito simples que alivia a sensação de falta de ar, especialmente em um contexto de ataque de pânico, DPOC ou de hiperventilação. Com esta estratégia, a frequência respiratória é reduzida, porém aprofundada, tornando-a mais efetiva do que aquela respiração rápida, curta e superficial.

A respiração freno labial ajuda a esvaziar o ar preso nos pulmões, responsável por deixar o tórax estufado, tenso e rígido.

Para fazer a respiração freno labial, siga essas etapas:

Continua Depois da Publicidade

  1. Solte (relaxe) os músculos dos seus ombros e pescoço.
  2. Com a boca fechada, inale o ar pelo nariz, contando até 2, devagar.
  3. Faça um “bico” com seus lábios, ou deixe os dentes semicerrados, como se fosse soprar uma vela.
  4. Expire lentamente, através da abertura nos lábios, contando até 4.

Sente e curve-se para frente

Somente o ato de sentar, curvando-se levemente para frente, numa posição de descanso/repouso, pode fazer o seu corpo relaxar e, automaticamente, aliviar a sensação de falta de ar. Esta posição cria mais espaço para a sua caixa torácica se expandir e seus pulmões inflarem.

Sente-se dessa forma:

  1. Sente-se em uma cadeira, deixando a sola dos seus pés completamente em contato com o chão, e curve levemente o seu tronco para frente.
  2. Descanse suas mãos sobre os joelhos ou use-as para apoiar o seu queixo, deixando seus cotovelos apoiados sobre suas pernas.
  3. Lembre-se de manter os músculos dos ombros e do pescoço sempre relaxados, quando estiver fazendo qualquer estratégia para aliviar a sensação de falta de ar.

Sente e apoie-se sobre uma mesa

Uma variação da estratégia anterior é sentar-se numa cadeira e apoiar-se sobre uma mesa, colocando a cabeça sobre os braços ou travesseiro. Esta posição é bastante eficiente para o relaxamento e para gerar mais espaço para os pulmões se encherem de ar, aliviando o desconforto da dispneia.

  1. Sente-se em uma cadeira, deixando a sola dos seus pés em contato com o chão.
  2. Curve-se para frente, apoiando seu peito sobre uma mesa.
  3. Apoie a sua cabeça de lado sobre os braços ou sobre um travesseiro.

Faça a respiração diafragmática

A respiração diafragmática é outra estratégia, que você pode aplicar enquanto relaxa na cadeira ou sobre a mesa. Ela pode resolver o problema da falta de ar, pois trabalha a expansão da caixa torácica utilizando o músculo diafragma, permitindo um bom fluxo de ar pelos pulmões.

Nesse tipo de respiração, você deve concentrar todo o trabalho no seu abdômen, deixando os músculos do peito e dos ombros bem relaxados. Na respiração diafragmática, o seu abdômen se movimenta bastante, ficando volumoso a cada inspiração.

Quando estiver com falta de ar, tente seguir esses passos:

  1. Sente ou deite-se, deixando os ombros bem relaxados.
  2. Puxe o ar pelo nariz, lenta e profundamente, sentindo o seu abdômen expandir mais do que o seu peito.
  3. Prenda a respiração por 2 segundos.
  4. Expire o ar, usando o diafragma. Para isso, contraia o abdômen, lentamente, enquanto o ar sai pela boca. Nesta etapa, você pode deixar os lábios franzidos ou os dentes semicerrados, como na respiração freno labial.

Use um ventilador

Se você tiver acesso fácil a um ventilador ou a uma saída de ar condicionado no carro ou no ônibus, use-os durante uma crise de falta de ar. Posicionar-se de frente a uma fonte de ventilação durante a falta de ar ajuda a aliviar o desconforto.

A força do vento no rosto faz parecer que mais ar está entrando nas vias respiratórias, o que pode ajudar a acalmar uma pessoa que está tendo uma crise de pânico e que pensa que pode desmaiar ou falecer, por não conseguir respirar. Esta é uma sensação bem comum, que pode ser resolvida com uma ventilação externa.

Beba café

Beber uma xícara de café pode diminuir a falta de ar, pois a cafeína ajuda a relaxar a tensão nos músculos das vias aéreas. Ela faz isso bloqueando alguns receptores químicos que atuam na falta de ar.

Entretanto, é preciso ter cautela com essa estratégia, pois nem todas as pessoas toleram bem o café e ficam com taquicardia, o que pode ser perigoso se ela já tiver alguma doença cardiovascular. Veja como tomar café da forma certa.

Beber chá de gengibre

Comer um pedaço de gengibre ou fazer um chá com a raiz fresca pode ajudar bastante quando a falta de ar está associada a uma infecção respiratória.

O gengibre contém substâncias como o gingerol, shogaol e zingerona que auxiliam no combate aos microrganismos causadores de infecções respiratórias e no alívio dos sintomas associados, especialmente os desconfortos respiratórios: tosse, falta de ar, nariz entupido e dor de garganta.

Continua Depois da Publicidade

Veja como fazer um chá de gengibre:

Ingredientes

  • Um pedaço de gengibre, de uns 5 cm.
  • 1 xícara e meia de chá de água.
  • Açúcar, mel ou adoçante à gosto (opcional).

Modo de fazer

  • Lave, descasque e corte o gengibre em fatias finas.
  • Leve a água e as fatias de gengibre ao fogo médio.
  • Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  • Desligue o fogo, tampe a caneca e deixe descansar por 2 minutos.
  • Coe o chá e, se preferir, adoce.

Inalar vapor de eucalipto

A inalação de vapor limpa as vias aéreas, contribuindo para um melhor fluxo de ar e, consequentemente, para a diminuição da sensação de falta de ar.

Caso a falta de ar seja decorrente do acúmulo de muco (catarro) nas vias aéreas, comum em gripes, resfriados e crises de asma e bronquite, o vapor ajudará a tornar o muco mais fluido e fácil de ser eliminado, melhorando a respiração.

Você pode fazer essa inalação apenas com água quente, mas se tiver disponível um óleo essencial de eucalipto, o efeito pode ser potencializado, pois ele contém eucaliptol em sua composição, uma substância anti-inflamatória, fluidificante e expectorante, benéfica para vias aéreas constipadas.

Para fazer a inalação, siga essas orientações passo a passo:

  1. Encha uma bacia com água fervente.
  2. Adicione de 3 a 5 gotas de eucalipto para cada litro de água.
  3. Posicione seu rosto sobre a bacia, para inalar o vapor. Cubra sua cabeça e a bacia com uma toalha grande, para não perder muito vapor para o ambiente.
  4. Enquanto houver vapor, respire lenta e profundamente sobre a bacia.

O óleo essencial de eucalipto não deve ser usado por crianças, gestantes e lactantes. Nesses casos, deve-se fazer a inalação apenas com o vapor d’água sem o óleo. Pessoas que têm sensibilidade ao óleo de eucalipto também não devem usá-lo na inalação.

Como prevenir a falta de ar

Muitas vezes, a falta de ar é causada por fatores que podem ser modificados, com a interrupção e/ou adoção de alguns hábitos, por exemplo:

  • A falta de ar pode ser causada pelo excesso de gordura corporal, por isso é importante iniciar um processo de reeducação alimentar e um programa regular de exercícios físicos, para eliminar o sobrepeso e melhorar a respiração. Veja como ter motivação para fazer exercícios físicos.
  • Às vezes, a falta de ar é consequência do sedentarismo e falta de condicionamento físico. Independentemente de seu peso corporal, se comprometa em fazer de 20 a 30 minutos de algum tipo de exercício físico todos os dias. Confira algumas dicas para melhorar o seu condicionamento físico.
  • Caso o tabagismo seja a causa da sua falta de ar, busque parar com este hábito, para melhorar suas condições de saúde atuais e prevenir complicações futuras, como bronquite crônica ou enfisema pulmonar.
  • Evite ficar perto de substâncias que funcionam como gatilhos de sua alergia.
  • Busque tratar problemas emocionais que possam estar desencadeando crises de ansiedade ou de pânico.
  • Se você tiver alguma doença respiratória de base já diagnosticada, siga corretamente o tratamento que foi proposto pelo seu médico ou médica, a fim de prevenir complicações e sintomas desconfortáveis, como a falta de ar.
Fontes e referências adicionais

Você já teve a sensação de falta de ar? Qual foi o fator que provocou essa sensação em você? O que você fez para aliviar a falta de ar? Comente abaixo!

8 cuidados e remédios caseiros para aliviar a falta de ar (4)8 cuidados e remédios caseiros para aliviar a falta de ar (5)8 cuidados e remédios caseiros para aliviar a falta de ar (6)8 cuidados e remédios caseiros para aliviar a falta de ar (7)8 cuidados e remédios caseiros para aliviar a falta de ar (8) (1 votos, média 5,00)
8 cuidados e remédios caseiros para aliviar a falta de ar (9)Loading...

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Maia Crooks Jr

Last Updated: 03/19/2023

Views: 5768

Rating: 4.2 / 5 (43 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Maia Crooks Jr

Birthday: 1997-09-21

Address: 93119 Joseph Street, Peggyfurt, NC 11582

Phone: +2983088926881

Job: Principal Design Liaison

Hobby: Web surfing, Skiing, role-playing games, Sketching, Polo, Sewing, Genealogy

Introduction: My name is Maia Crooks Jr, I am a homely, joyous, shiny, successful, hilarious, thoughtful, joyous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.