Anemia por falta de vitamina B12: sintomas e tratamentos (2023)

O que é Anemia por deficiência de vitamina B12?

A anemia consiste na baixa concentração de glóbulos vermelhos (hemácias) saudáveis no sangue, ou seja, quando há uma quantidade insuficiente de hemoglobina no organismo. A hemoglobina é a proteína responsável por transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo.

Publicidade

Publicidade

Na anemia por deficiência de vitamina B12, ocorre baixa contagem de hemácias devido à pouca quantidade dessa vitamina no organismo. Essa condição diminui a qualidade de vida da pessoa e pode resultar em complicações neurológicas graves.

No geral, as anemias causadas por deficiência de vitaminas são chamadas de anemias megaloblásticas. Já alguns tipos de anemias causadas por deficiência de vitamina B12 são chamadas de anemia perniciosa ou anemia de Addison.

Causas

A deficiência de vitamina B12 pode resultar de uma dieta pobre neste nutriente, encontrado principalmente em alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos e leite. Ao iniciar uma transição para dieta vegetariana ou vegana, por exemplo, é necessário atentar-se aos níveis de B12 no organismo.

Publicidade

Outra condição que provoca a anemia por falta de vitamina B12 é quando o intestino não absorve a substância corretamente. Isso pode ser resultado de uma cirurgia no estômago ou no intestino, de um crescimento anormal de bactérias intestinais ou em decorrência de uma doença intestinal (como a doença de Crohn ou a doença celíaca).

Publicidade

Problemas como o alcoolismo, cirurgias de remoção de partes do estômago ou do intestino delgado (procedimento comum em cirurgias para perda de peso, como a cirurgia bariátrica), também podem resultar em dificuldade para absorver a vitamina B12.

Algumas medicações ainda podem interferir na absorção vitamínica, como é o caso de antiácidos, alguns remédios para tratar diabetes tipo 2 e para controlar a produção de ácido estomacal.

Publicidade

Além dessas possibilidades, a falta de uma substância chamada de “fator intrínseco”, proteína secretada pelo estômago, é considerada como uma das maiores causas deste estado patológico. Essa proteína se junta à vitamina B12 no estômago e as duas “caminham” através do intestino delgado para, depois, serem absorvidas pela corrente sanguínea.

Sem o fator intrínseco, a vitamina B12 não pode ser absorvida e é excretada pelo corpo. E a ausência de fator intrínseco pode ser resultado de uma reação autoimune do organismo da pessoa ou de uma condição hereditária.

Sintomas

As pessoas que têm anemia por causa de deficiência de vitamina B12 podem não apresentar sintomas ou os sintomas podem ser muito brandos. Logo, é indicado realizar um check-up nutricional anual. Entretanto, os sinais mais típicos deste tipo de anemia são:

Publicidade

  • Diarreia ou constipação
  • Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar e fazer esforço
  • Perda de apetite
  • Pele pálida
  • Problemas de concentração
  • Falta de ar, principalmente durante exercícios
  • Feridas na boca ou língua recorrentes
  • Perda de força muscular

Além desses, os sintomas de danos neurológicos causados pela deficiência de vitamina B12 durante um longo período incluem:

  • Confusão ou alteração do estado mental (demência) em casos graves
  • Perda de memória
  • Depressão
  • Perda de equilíbrio
  • Formigamento de mãos e pés

Saiba mais: Alimentos ricos em proteína: tipos, benefícios e consumo

Diagnóstico

A falta de vitamina B12 é diagnosticada a partir de uma exame de sangue. Se o hemograma revelar uma deficiência severa desta substância no organismo, o especialista pode realizar outros testes para determinar o tipo e a causa dessa carência, tais como:

Publicidade

  • Teste de anticorpos para detectar a falta do fator intrínseco
  • Teste de ácido metilmalônico para detectar níveis altos de deficiência de vitamina B12.

Fatores de risco

O risco de anemia por deficiência de vitamina B12 pode ser maior nos seguintes casos:

Dieta vegetariana

Carnes, ovos e produtos lácteos (que contêm leite) são extremamente ricos em vitamina B12. Por isso, pessoas que não incluem esses alimentos na dieta possuem risco mais elevado de desenvolver essa anemia.

Entretanto, com uma dieta vegetariana balanceada, incluindo leite e ovos, é possível equilibrar a ingestão de vitamina b12 sem a necessidade de consumir carne e fazer a suplementação de nutrientes.

Ao iniciar a transição para uma dieta vegetariana ou vegana, é recomendado realizar uma consulta nutricional. Caso a ingestão de vitamina B12 não seja suficiente, um profissional da área pode recomendar suplementos para repor a quantidade do nutriente no organismo.

Saiba mais: Top 5 fontes de proteína (sem carne) para o café da manhã

Dieta vegana

Em uma dieta vegana, que costuma ser mais restritiva que o vegetarianismo, é necessário realizar a suplementação de vitamina B12. É indicada também uma avaliação nutricional mais frequente, pois se o paciente não ingerir a vitamina adequadamente, provavelmente terá carência séria desse nutriente.

Publicidade

Doenças autoimunes

Pessoas com doenças autoimunes relacionadas com o sistema endócrino, como a tireoidite de hashimoto e o hipotireodismo, podem ter um risco aumentado de desenvolver deficiência de vitamina B12.

Outros fatores

Pessoas com doença intestinal ou crescimento bacteriano estomacal anormal , assim como indivíduos que já passaram por cirurgia no intestino ou no estômago, têm mais chances de desenvolver dificuldade para absorver vitamina B12.

Saiba mais: Alimentos ricos em vitamina B12 e quantidade recomendada

Publicidade

Buscando ajuda médica

Entre as especialidades que podem diagnosticar anemia por deficiência de vitamina B12 estão:

  • Clínica médica
  • Gastroenterologia
  • Nutricionista
  • Nutrólogo
  • Hematologista

Tratamento

Para casos mais leves de anemia por falta de vitamina B12, o tratamento pode envolver apenas alterações na dieta e inserção de suplementos vitamínicos no dia a dia. Já em casos de deficiência grave, o médico poderá sugerir também injeções de vitamina B12. Há casos severos em que são necessárias injeções mensais pelo resto da vida.

Em geral, o tratamento da anemia pode variar de acordo com a causa. Por exemplo, após o controle adequado de quadros como a doença de Crohn, a doença celíaca ou o alcoolismo, o paciente pode não precisar fazer qualquer suplementação de vitamina B12. Portanto, o diagnóstico correto do fator desencadeante da deficiência nutricional é fundamental.

Saiba mais: Doença celíaca: siga oito cuidados além da restrição ao glúten

Tem cura?

Geralmente, o tratamento para anemia por deficiência em vitamina B12 é bastante eficaz. Porém, os danos nervosos podem ser permanentes, principalmente se o tratamento não for iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas.

Prevenção

Para evitar uma possível anemia por deficiência de vitamina B12, é necessário seguir uma dieta diária balanceada, com a ingestão recomendada de alimentos ricos em nutrientes, sejam de origem animal ou vegetal.

Publicidade

Especialistas recomendam que seja realizado um exame de sangue anual (check up) para detectar se há qualquer tipo de deficiência vitamínica. Para isso, é necessário consultar o clínico geral ou o nutricionista.

Alimentos ricos em vitamina B12

Confira a seguir uma lista de alimentos de origem animal e de origem vegetal para incluir no cardápio e variar as fontes naturais de vitamina B12:

Origem animal

  • Fígado cozido: 70 mcg de vitamina
  • Atum cozido: 10 mcg
  • Truta cozida: 7.49 mcg
  • Coração cozido: 14 mcg
  • Sardinhas grelhadas: 12mcg
  • Mariscos no vapor: 99 mcg
  • Salmão cozido: 3.26 mcg
  • Leite (um copo): 0.88 mcg
  • Ovo (uma unidade): 0.44 mcg
  • Queijo muçarela: 1,6 mcg

Origem vegetal

  • Extratos de leveduras: entre 15 e 20 mcg
  • Sumos: 0,2 a 0,5 mcg
  • Cereais matinais: 0,8 mcg
  • Leite, Iogurte ou queijo de soja: 0,1 a 0,5 mcg
  • Leite vegetal (varia de acordo com o grão)

Convivendo (Prognóstico)

Para reverter ou controlar um quadro de anemia, é necessário seguir adequadamente as orientações médicas, promovendo as alterações recomendadas na dieta e ingerindo os suplementos conforme indicado.

Publicidade

Complicações possíveis

A vitamina B12 afeta as células que formam a superfície externa do corpo e o revestimento dos condutos internos (células epiteliais), como o revestimento uterino. Portanto, a falta desse nutriente pode provocar um teste de Papanicolau falso positivo, por exemplo - o que pode levar a um falso diagnóstico de câncer de colo de útero.

Além disso, a anemia por deficiência de vitamina B12 também pode causar problemas neurológicos sérios, como formigamento persistente nas mãos e nos pés ou perda das noções de equilíbrio. Isso acontece porque essa substância também é importante para o sistema nervoso. As complicações neurológicas podem se tornar permanentes, levando à anemia e a outras complicações.

Quando há insuficiência de vitamina B12, o corpo produz glóbulos vermelhos anormalmente grandes, denominados macrócitos. Essas células anormais podem não ser capazes de sair da medula óssea. Isso reduz drasticamente a quantidade de glóbulos vermelhos transportadores de oxigênio na corrente sanguínea e pode levar à fadiga e fraqueza.

Publicidade

Em casos de estado de fadiga severa, é comum apresentar dificuldade para realizar tarefas diárias que envolvem esforço físico e mental. Isso pode resultar na queda da qualidade de vida, assim como agravar-se e resultar em outras doenças, como a depressão.

Referências

Giovanna Mainardi (CRM 176897) pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e em Prática Ortomolecular e Nutrigenômica pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo na Área da Saúde (FAPES).

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Duncan Muller

Last Updated: 02/02/2023

Views: 5760

Rating: 4.9 / 5 (79 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Duncan Muller

Birthday: 1997-01-13

Address: Apt. 505 914 Phillip Crossroad, O'Konborough, NV 62411

Phone: +8555305800947

Job: Construction Agent

Hobby: Shopping, Table tennis, Snowboarding, Rafting, Motor sports, Homebrewing, Taxidermy

Introduction: My name is Duncan Muller, I am a enchanting, good, gentle, modern, tasty, nice, elegant person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.