O Guia Máximo do Jab no Boxe (2023)

O Guia Máximo do Jab no Boxe (1)

Esse guia treinará você na arma mais importante do boxe – O JAB! Todos os grandes boxeadores como Muhammad Ali e Oscar De La Hoya são capazes de vencer uma luta inteira somente com o jab. Se você deseja ser pelo menos um boxeador bom (não um grandioso), você precisará de um bom jab.

TEORIA DO JAB DO BOXE

O que faz um jab ser tão especial e qual a função do jab?

O jab é ágil, rápido, e prepara seus outros golpes. Pessoas excelentes nos jabs possuem jabs calmos e relaxados que atingem com força moderada e com muita pontaria. Jabs podem ser mais fortes se você adicionar um passo frontal, ou se golpear no tempo correto e com o jogo de pernas correto, unindo isso aos angulos mais eficientes.

Seu jab deve ser forte o suficiente para parar seu oponente no meio de uma combinação. Nem mais, nem menos. Com isso, seu jab te permitirá se preparar para lançar outros golpes mais fortes. Quando usado defensivamente, o jab pode abrir espaços, manter seu oponente afastado ou distrair seu oponente enquanto você se afasta das cordas.

TIPOS DE JAB

Há muitos tipos diferentes de jab e muitas formas de usá-los no boxe. Abaixo, temos algumas ideias para iniciação, mas é melhor você usar aquele que seja mais confortável para você.

Normal – O jab normal é simplesmente um jab. Para lançar um jab da posição básica, dê um passo para frente com seu pé dianteiro ao mesmo tempo em que extende o braço na direção do oponente. Conforme você retorna seu braço para a guarda, seu pé traseiro se move para frente também e assim você retoma a posição inicial.

Toque – É um golpe fraco que é usado simplesmente para obrigar seu oponente a levantar a guarda, dando a você o tempo necessário para atingí-lo com um golpe mais forte ou para afastar-se de um ataque. O jab de toque pode ser repetido em sequência. O objetivo principal é fazer seu oponente levantar a guarda, e enquanto isso, você concentra toda sua energia para um grande golpe de direita já que você não está colocando força no jab. Você pode até tocar a luva do seu oponente, e então lançar a direita no rosto dele. Ou você pode tocar o jab no rosto e lançar a direita forte no corpo dele. (Jab normalmente usado por Bernard Hopkins e Joe Calzaghe)

Criador de Espaços – É o mesmo que o jab de toque, porém você estica quase que totalmente seu braço para que o jab seja mais rápido, porém mais fraco, já que não há a distância para ter força. Deixe seu braço esquerdo quase totalmente esticado, lance jabs pequenos e avance conforme você ganha espaço mantendo seu oponente sob controle. O jab criador de espaços pode ser repetido em sequência conforme você gira em direção à direita do seu oponente (canhotos farão o contrário). Uma coisa importante de ser lembrada sobre esse jab é que o objetivo principal dele é distrair o oponente. É muito rápido e ágil, não forte, então certifique-se de não retornar seu braço totalmente para a guarda. Se você estiver lançando múltiplos jabs de toque, estique seu braço quase totalmente enquanto lança vários deles para manter seu oponente ocupado. É MUITO importante ficar atento à mão direita do seu oponente, pois esticar seu braço esquerdo deixa sua cabeça vulnerável aos golpes de direita dele. Além disso, SEMPRE se gire ao redor do oponente quando usar esse jab; se você ficar parado e esticar o braço você será atingido com um forte contragolpe de direita. (Jab normalmente usado por Kostya Tszyu)

Jab Poderoso – Algumas vezes se parece mais com um direto de esquerda do que com um jab. Um jab poderoso recebe a força de suas pernas, da rotação do seu corpo e do seu angulo de ataque em relação ao oponente. Para transferir a força das penas para o seu jab, você precisa dar um passo para frente. Você deve executar o passo rapidamente e com força, sem pular. Um jab com pulo pode ser uma boa arma para pegar seu oponente com guarda baixa, mas não faça muitas vezes, pois você será facilmente contragolpeado. O sucesso dos jabs com pulo está no tempo certo, NÃO na velocidade. Para seu corpo fortalecer o jab, você deve girá-lo um pouco. A forma mais fácil de girar o corpo durante o jab é movimentar-se girando para a direita do seu oponente. Esse movimento irá posicionar seu corpo para golpear o oponente de um bom angulo. Usar esse angulo torna o jab devastador. A coisa mais importante a ser lembrada durante todo esse processo é não telegrafar o jab de forma alguma. (Jab normalmente usado por Floyd Mayweather e Miguel Cotto)

Jab Duplo – O jab duplo é exatamente o que o nome diz – um bom jab, seguido de outro. A eficiência desse golpe está na previsão de um-dois que seu oponente irá fazer erroneamente (jab de esquerda – direto de direita). Ele espera sua mão direita logo depois do seu jab, mas ao invés de lançar a direita você o surpreende com outro jab. O jab duplo funciona muito bem quando é finalizado com um direto de direita na cabeça ou no corpo. Outra forma de usar o jab duplo é quando você está trocando jabs com o oponente e ambos estão tentando usar combinações 1-2. Se seu oponente está usando a combinação 1-2, seu jab duplo será um contragolpe eficiente. O primeiro jab que você lançar irá anular o jab do oponente e o segundo jab irá interceptar a direita dele, garantindo a pontuação a você. Se ele lançar um cruzado de esquerda em seguida, a sequência de sua mão direita também interceptará o cruzado dele e marcará o ponto a você. O jab duplo pode ser usado enquanto você se movimenta para frente, para trás ou lateralmente. É importante também que seu jab tenha força suficiente para atordoar seu oponente se ele tentar lançar um direto de direita. (Jab normalmente usado por Oscar De La Hoya e Marco Antonio Barrera)

Jab no Corpo – Esse jab é lançado no corpo do oponente. Apesar de não ter força suficiente para machucar o corpo, esse golpe pode distrair o oponente e forçá-lo a abaixar a guarda enquanto você o golpeia na cabeça com a direita. (Jab normalmente usado por Shane Mosley e Arturo Gatti)

Jab Contragolpe – Esse movimento é feito com tempo preciso e funciona melhor quando você está rápido e relaxado. Se você estiver tenso ou telegrafar o contragolpe, não irá funcionar também. Veja como é: quando seu oponente lança um jab, você imediatamente, SEM movimentar sua cabeça, bloqueia o jab com sua luva direita e então dá um passo para frente e o atinge no rosto com um jab forte. Certifique-se de que sua cabeça esteja um pouco para trás caso ele lance um direto de direita. Se ele lançar o jab com passo para frente, você pode dar um passo para trás no momento do bloqueio e então rapidamente dê um passo para frente para contragolpeá-lo com seu jab. Às vezes, o oponente não espera que você contragolpeie tão rápido logo após dar um passo para trás. (Jab normalmente usado por Erik Morales)

MANEIRAS DE CONTRAGOLPEAR O JAB

Infelizmente, é difícil se defender de um bom jab. Pode ser muito difícil se aproximar de um lutador com bom jab, e às vezes realmente muito chato. Enfrentar um oponente com bom jab pode ser frustrante em lutas amadoras já que os pontos são marcados também para golpes “fracos” como o jab. Abaixo, listei algumas formas de se contragolpear um bom jab.

Mudar Distância – Uma maneira de se defender do jab é se movimentar para dentro e para fora do alcance do oponente. Boxeadores que usam muitos jabs normalmente tem muita certeza da distância em que estão do oponente.

Cruzado de Direita – Esse contragolpe é eficiente contra boxeadores altos que deixam a cabeça esposta quando lançam jabs. Você pode se esquivar facilmente do jab movendo seu corpo para frente, movimentando sua cabeça para o lado de dentro do jab e lançando um overhand de direita na cabeça do oponente. É um contragolpe devastador e que causa muitos nocautes se seu oponente não ver a sua mão direita. Novamente, a mão direita por cima do jab do oponente é um dos golpes que explora o ponto cego do seu oponente.

Bloqueio e Direto de Direita – Esse contragolpe funciona melhor contra boxeadores que lançam jabs lentos ou que lançam jabs e não retornam o braço à guarda. Esse contragolpe também funciona melhor quando o oponente está cansado e leva mais tempo para retornar os braços à guarda. Tudo que você tem que fazer é bloquear com um tapa para baixo a mão do oponente, desviando o golpe e rapidamente avançando para frente no momento em que lança um direto de direita por cima do jab. Esse contragolpe requer que você esteja atento e que seu corpo esteja levemente inclinado para frente assim que você perceber o jab do oponente.

Nunca Recue a Cabeça – É importante treinar para previnir o movimento de reflexo (recuo da cabeça) quando o oponente lança um jab. Se você fizer isso, será muito fácil para o oponente prever seu movimento de recuo, te enganar e em seguida te acertar um grande golpe.

MANEIRAS DE PREPARAR O JAB

Há muitas teorias de como usar o jab corretamente, além das que listei acima.

Finalizar com Jab – Muitos lutadores gostam de finalizar suas combinações com um grande golpe de direita. O problema é que se você errar, seu oponente poderá contragolpeá-lo facilmente. Há uma forma fácil de resolver isso: finalize com um jab em recuo. Conforme você finaliza sua combinação, veja se o oponente está preparando um ataque. Se ele estiver, acerte ele com um jab conforme você recua com um passo para trás e se afasta. Esse jab lhe garante um ponto extra e também serve como defesa de um contragolpe caso ele esteja vindo em sua direção.

Jab Alto e Baixo – Exatamente. Jab na cabeça, seguido de golpe no corpo. Jab no corpo, seguido de golpe na cabeça.

Fraco-Forte – Lance um jab fraco nas luvas do seu oponente e em seguida um jab forte entre as luvas. Lance um jab fraco no corpo e um jab forte na cabeça. Ou lance um jab forte na cabeça e em seguida um jab fraco e rápido para obrigá-lo a levantar a guarda enquanto você golpeia com um direto forte no corpo. Nem sempre é preciso lançar um jab fraco, você pode simplesmente fintar um jab.

Jab-Direto Falso-Jab – Lance um jab, finte um direto de direita, e lance outro jab.

Jab-Passo Atrás-Jab – Lance um jab, dê um passo para trás para que ele erre o contragolpe e rapidamente dê um passo para frente com outro jab. Às vezes por ser tão rápido você surpreende o oponente. Em outras vezes você pode acertar o tempo. Combine com golpes fortes se o oponente estiver vulnerável.

CONCLUSÕES

O jab é claramente a melhor arma do boxe. Com esse golpe você pode machucar o oponente, se defender da mão direita dele, criar espaços, afastar o oponente e até mesmo tirar carne do rosto do oponente. Pratique e use. Um bom método de treinamento seria marcar seu saco de pancadas com fita adesiva e lançar jabs nas marcas para melhorar a pontaria. Como sempre, são bem-vindas todas as dicas de jabs que vocês queiram adicionar nos comentários.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Fr. Dewey Fisher

Last Updated: 01/02/2023

Views: 5646

Rating: 4.1 / 5 (62 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Fr. Dewey Fisher

Birthday: 1993-03-26

Address: 917 Hyun Views, Rogahnmouth, KY 91013-8827

Phone: +5938540192553

Job: Administration Developer

Hobby: Embroidery, Horseback riding, Juggling, Urban exploration, Skiing, Cycling, Handball

Introduction: My name is Fr. Dewey Fisher, I am a powerful, open, faithful, combative, spotless, faithful, fair person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.