Técnicas e disposições básicas no boxe. Qual é o soco mais insidioso do boxe (2023)

Existem dois tipos de ataque direto. O primeiro é chamado de "jab". Este golpe é feito com a mão apontando diretamente para o oponente. O segundo golpe é um golpe direto, que é aplicado com a mão por trás.

O jab tem pouco poder de perfuração. A principal tarefa do jab é impedir os movimentos do oponente e encontrar seus pontos fracos. Além disso, o jab é o soco mais rápido. Sua trajetória é mais curta que todas as outras. Portanto, o jab é considerado uma forma de desorientar o inimigo com golpes fracos, mas ao mesmo tempo rápidos e irritantes. O golpe dá um efeito muito bom na hora de capturar o inimigo.

Golpe de balanço

O swing é aplicado com a mão esquerda, mas em termos de potência é muito superior ao jab. Tal golpe no boxe é bastante insidioso. Mas o swing tem uma longa trajetória. O inimigo tem um golpe no lado do corpo ou na cabeça.

A vantagem do swing é que ele não é perceptível devido à sua longa trajetória, pois o swing é realizado da mesma forma que um jab, mas o golpe encontra sua finalização de lado, e não na frente do oponente. A principal tarefa do swing é contra-atacar rápida e fortemente.

Golpe de gancho

O gancho é um dos socos mais fortes do boxe. Amantes de ganchos zelosos são boxeadores-nokaters, focados em atacar técnicas de luta. A velocidade do golpe é bastante baixa e dá lugar ao resto dos golpes de boxe. Mas isso é compensado pelas características de potência do impacto. A tarefa estratégica de acertar um gancho é nocautear um oponente. No entanto, para bom efeito Um boxeador deve ter uma combinação de socos competente.

O soco mais insidioso do boxe

Na maioria das vezes, um golpe direto na mandíbula leva a um nocaute no boxe. Mesmo no treinamento preliminar de boxe, os boxeadores aprendem a proteger a área da mandíbula.

Socos de boxe laterais na mandíbula não são menos eficazes. A porcentagem de nocautes devido a esse golpe é muito alta. Ambos os ataques são de grande perigo para o inimigo.

Um pouco inferior aos golpes diretos na mandíbula é um golpe de boxe como o uppercut clássico. A velocidade do impacto e o comprimento da trajetória são muito semelhantes ao do balanço. Mas a eficácia e o poder do golpe superam todas as outras variedades, dando lugar apenas aos socos laterais do boxe na mandíbula. Excelentes uppercuts são adequados tanto para atacar quanto para contra-atacar. Este tipo de soco é usado por todos os boxeadores, independentemente dos métodos de luta preferidos. Claro, o principal critério é a exatidão do golpe, então o efeito será exatamente do jeito que o boxeador quer ver.

Socos no boxe, uma técnica que não é tão fácil de aprender como pode parecer à primeira vista, são poucos. Mas isso permite que você obtenha alta eficiência de seu uso em um duelo. Qualquer pessoa pode aprender a boxear, independentemente do nível de condicionamento físico. Ao mesmo tempo, não é necessário se tornar um atleta profissional para saber bater corretamente. O boxe não é apenas um excelente treino para todos os grupos musculares, golpeando, aprendendo técnicas de defesa, mas também criando um nível qualitativamente novo de preparação psicológica.

Técnica básica de boxe

O treinamento de boxe começa com o aprendizado da postura correta. O corpo está relaxado, enquanto o boxeador deve estar o mais concentrado possível. Um iniciante deve se sentir confortável defendendo e atacando facilmente com as duas mãos. Para o equilíbrio, o dedo do pé da frente e o calcanhar do pé de trás devem estar na linha central. É necessário distribuir uniformemente o peso entre as pernas, dobrando levemente os joelhos. O queixo é abaixado de um lado e pressionado no ombro, a mão cobre a mandíbula e o cotovelo cobre o lado. Certifique-se de lembrar de respirar. Não demore, mas não respire rapidamente.

A base da técnica do boxe é a racionalidade e a consistência. Cada próxima ação segue da anterior. Ao mesmo tempo, o boxeador deve realizar os elementos de ataque o mais rápido possível, gastando uma quantidade mínima de energia.

Técnicas e disposições básicas no boxe. Qual é o soco mais insidioso do boxe (1)

A técnica em si implica no equilíbrio das ações do boxeador. Golpear é o meio de alcançar a vitória, mas a coordenação de movimentos permite realizar um ataque eficaz. O treinamento é projetado para permitir que o boxeador muito tempo mover-se em posição de combate. Ele desenvolve habilidades que lhe permitem realizar ataques em posições intermediárias.

Socos básicos no boxe

Para um iniciante, não basta aplicar elementos de ataque. É necessário saber desferir um golpe para que, com o menor esforço, dê um resultado esmagador e seja seguro para o próprio boxeador. Existem apenas três socos básicos no boxe - direto, inferior, lateral. Eles são aplicados com a mão esquerda e direita:

  1. Esquerda em linha reta - jab. O soco mais longo do boxe, no qual o boxeador permanece o mais protegido possível e cria espaço para ele mesmo atacar ainda mais. Uma boa série de movimentos de ataque sempre começa com o jab.
  2. Direita reta - cruz. Uma mão de trabalho bem colocada é uma arma formidável. É aplicado com menos frequência do que o jab. Mas é tão poderoso que é usado para nocautear o inimigo com um golpe.
  3. Lado esquerdo - gancho. Uma recepção de energia séria, perigosa para sua execução a curta distância. O gancho no boxe é muitas vezes lançado ao corpo para atingir o fígado do oponente.
  4. Chute baixo - uppercut. Se for colocado corretamente, sai mais forte e mais rápido que o direto. Bem adequado em um momento em que o oponente se aproxima.

Todos os golpes podem ser realizados tanto na cabeça quanto no corpo. A postura clássica para canhotos é adequada para destros. Pessoas à esquerda mão de obra fique na postura correta.

Cada golpe é útil para determinada situação. Para máxima eficiênciaé necessário usar ligamentos de socos. Inflija vários golpes de uma só vez, sem esperar que o inimigo comece a atacar. Ao lançar golpes diretos, deve-se tentar forçar o oponente a se abrir para desferir um golpe rápido e decisivo.

Técnicas e disposições básicas no boxe. Qual é o soco mais insidioso do boxe (2)

Os locais mais vulneráveis ​​e desprotegidos adequados para greves:

  • golpes na mandíbula;
  • golpes laterais no corpo, no fígado;
  • perfuração do peito na área do plexo solar;
  • golpes perigosos no coração.

Impressionante

Dar um soco corretamente no boxe é uma tarefa primordial para qualquer treinador. Mais importante pode ser apenas o desenvolvimento de habilidades defensivas para evitar possíveis lesões e danos durante o sparring e o treinamento. A técnica dos golpes vem sendo trabalhada há décadas. Existem várias técnicas básicas de como golpear corretamente, que são adequadas para todas as técnicas executadas.

Técnicas e disposições básicas no boxe. Qual é o soco mais insidioso do boxe (3)

Qualquer treino deve começar com um aquecimento. Exercite todos os grupos musculares. Muitas vezes, o treinamento de boxe é feito de cima para baixo. Começando com as mãos e terminando com os pés. Antes de praticar golpes, as mãos devem ser envoltas em bandagens para fixar as articulações.

Quando os socos estão sendo praticados, o próprio braço deve estar relaxado, enquanto o punho deve ser comprimido o máximo possível no momento do contato com o corpo do oponente. Para impactos diretos e laterais, o punho deve ser torcido para que no momento do ataque a palma fique voltada para baixo. Para cada golpe, um passo é dado e o corpo é dobrado para dar impulso. Um golpe direto no boxe é realizado constantemente. Isso ajuda a manter a distância certa e separar o oponente. É necessário bater um chute lateral no boxe quando o oponente abaixa a mão ou, inversamente, a levanta, abrindo o corpo. Golpes inferiores são realizados em contra-ataques ao se aproximar.

A técnica de soco adequada no boxe aumenta o poder e a velocidade do ataque. A longa prática de socos permite que o corpo treine a memória muscular. Isso tem um efeito positivo no trabalho de um boxeador em sparring ou em uma luta real. Um corpo treinado reage subconscientemente às ações do oponente. O treinamento de boxe deve necessariamente ocorrer sob a orientação de um treinador experiente usando equipamentos de proteção. Ao executar técnicas, o próprio corpo lhe dirá como dar um soco no boxe.

Exercícios de velocidade

A velocidade do soco no boxe pode ser fundamental para vencer.

Golpes cortantes podem tanto desmoralizar o inimigo quanto derrubá-lo com um golpe bem-sucedido em locais mal protegidos.

Todo boxeador precisa saber como aumentar a velocidade do soco. Vejamos alguns exercícios fundamentais:

  1. Trabalhe com pesos - fique em um rack e jogue as mãos com peso extra. Halteres regulares ou pequenos kettlebells servirão. Conduza uma luta de sombras ou várias abordagens praticando combinações de socos.
  2. Trabalhe com um expansor - amarre uma ponta na montaria, a outra na mão e lute com uma sombra ou com um parceiro. Um expansor elástico ou elástico adicionará carga adicional ao treinar golpes.
  3. Exercícios para geral atividade física. Flexões, flexões, trabalho nas barras assimétricas servirão. Um corpo treinado é geralmente mais adequado para o boxe.

Contra-indicações do boxe

O boxe está longe de ser o esporte mais fácil, o que significa que possui várias contraindicações para a prática. O boxe é proibido para pessoas com as seguintes doenças:

  • doenças do sistema nervoso;
  • doenças cardiovasculares;
  • Problemas respiratórios;
  • doenças do sangue;
  • distúrbios do sistema geniturinário;
  • doenças do sistema músculo-esquelético.

Equipamento de boxe

O que você precisa levar para sua primeira aula? Existem apenas algumas coisas que todo boxeador deve ter para minimizar o risco de lesão em treinamento e competição.

As bandagens são o primeiro e mais utilizado equipamento. Servem para proteger as mãos de um boxeador. Reel mesmo fora do sparring. O treinador lhe ensinará a técnica correta para enrolar os dedos na primeira lição.

Protetor bucal. A deve ter se você vai treinar. Mesmo em combate de treinamento, é possível ser lascado ou até mesmo perder dentes, ou até mesmo morder a língua.

Para iniciantes, é aconselhável ter um capacete. Talvez não na primeira lição, mas no futuro certamente será útil. O boxe é um esporte bastante difícil em que há lesões graves. É melhor jogar pelo seguro e evitar tais consequências.

Nós, no clube, praticamos a seguinte abordagem - primeiro, cada iniciante trabalha a técnica, golpeia, aprende todos os fundamentos do boxe e só então, quando estiver pronto, pode começar a treinar. Ninguém o obriga a participar deles, tudo acontece apenas a pedido pessoal dos membros do clube. Todo o equipamento necessário (com exceção de bandagens) é fornecido no local. Nós fornecemos todo o processo de treinamento - de e para.

Boa sorte no boxe e nos esportes, amigos!

Dentro das paredes do clube "YourRevolution1905" estamos prontos para ajudá-lo profissionalmente a aprender boxe ou melhorar seu nível como boxeador. Conjuntos completos de exercícios desenvolvidos por especialistas certificados, recomendações nutricionais, pesagem "inteligente", aulas de boxe conduzidas pelo Master of Sports e muito mais, tudo isso ajudará você a atingir seu objetivo da maneira mais eficiente possível. Para o mais eficiente e resultados rápidos Você pode treinar individualmente (individual com um treinador) ou em minigrupos de até dez pessoas. Venha se juntar a nós e vamos ajudá-lo a se tornar a melhor versão de si mesmo!

Gancho

Gancho (gancho) é um chute lateral curto, que é aplicado com o braço direito ou esquerdo dobrado no cotovelo em 90 ou 100 graus. O gancho é mais eficaz em distâncias médias e curtas, enquanto os golpes são direcionados para a cabeça ou corpo do oponente. O gancho não é considerado um golpe de alta velocidade, pois possui uma grande trajetória, mas essa desvantagem é compensada pelo poder de golpe.

A força de impacto é formada principalmente devido à rotação do corpo e à transferência do centro de gravidade. O principal objetivo desta técnica é vencer antes do previsto. Ganchos únicos serão ineficazes sem uma combinação competente de golpes. O gancho em si é um golpe muito perigoso e nocauteador, mas tecnicamente muito difícil, pois exige que o boxeador seja especialmente preciso e oportuno na aplicação.

Técnicas e disposições básicas no boxe. Qual é o soco mais insidioso do boxe (4)golpe

O jab é um soco direto de esquerda para a cabeça ou tronco, enquanto o braço deve estar totalmente estendido. O jab não é o soco mais forte do boxe, mas é considerado um dos socos mais básicos do arsenal de um boxeador. É um soco rápido porque tem a trajetória mais curta de todos os socos no boxe. O jab visa realizar a função de "reconhecimento" - em busca do ponto fraco do oponente. Além disso, ajuda a manter a distância, medir a distância para ficar em uma posição confortável para se preparar para um ataque e desferir golpes pesados ​​e acentuados.

Assim, esse golpe ajuda a manter o oponente constantemente em suspense, uma espécie de desorientação sob o “granizo” de ataques fracos, mas frequentes e relâmpagos. O jab também ajuda bem como efeito protetor, pois retarda o avanço do oponente.

Técnicas e disposições básicas no boxe. Qual é o soco mais insidioso do boxe (5)Gancho

Uppercut é aplicado de baixo para cima mão dobrada. Uppercut é um uppercut clássico, longo e de corpo. O uppercut clássico é usado de perto com a mão da frente, enquanto a médio e longo alcance, um uppercut longo com a mão de longe é mais apropriado. Com um uppercut clássico, o antebraço deve estar na vertical no momento do impacto. Com um uppercut longo, o golpe é desferido "do chão", o que torna esse golpe imprevisível.

Corpo Uppercut - quando atingido, a palma do punho é virada para cima. Em termos de força e eficácia, o uppercut perde apenas para os golpes laterais, e em termos de velocidade e trajetória é comparável ao swing. Todos os tipos de uppercuts são muito eficazes para ataques e contra-ataques.

Técnicas e disposições básicas no boxe. Qual é o soco mais insidioso do boxe (6)Cruz

Cross é um soco direto na cabeça ou no tronco é um dos socos mais poderosos do boxe. Este golpe tem uma longa trajetória de voo da mão, que é a razão de sua potência. A cruz é a principal arma do boxer-nakauter. O golpe é aplicado de forma muito forte com um empurrão simultâneo da perna de trás e o movimento do tronco para a frente, enquanto todo o peso é transferido para a perna da frente. Eles realizam um cruzamento, como regra, na cabeça, como o final de uma série. A eficácia deste golpe está diretamente relacionada a todo o complexo de golpes "falsos" - jabs e a mão da frente.

Deve-se notar que a vitória no boxe não é trazida pelo golpe mais forte ou mais rápido, mas pelo golpe oportuno e correto. A técnica por si só não é suficiente neste esporte; estratégia e tática de guerra também são necessárias. Por isso, cada acolhimento tem o seu tempo, quando convém.

Não é nenhum segredo que muitos gostam de assistir a uma ação emocionante chamada boxe.

Nomes ouvidos periodicamente - gancho, uppercut e outros - são tipos de golpes e, para entender completamente as nuances desse esporte, seria bom conhecê-los.
Um esporte verdadeiramente masculino não pode deixar indiferentes não apenas os profissionais, mas também aqueles que acidentalmente ligaram um canal esportivo em sua TV. Parece que o processo em si é bastante simples, pois os golpes só podem ser aplicados com as mãos, os não profissionais nem podem ver a diferença nos métodos de ataque ou defesa. No entanto, este não é o caso.

Tipos de greves

Dependendo da área de aplicação, vários tipos de golpes são distinguidos:

Golpes na cabeça;
- direto;
- lado;
- gancho;
- golpes no corpo.

Se tudo estiver claro com traços que indicam a direção, algumas palavras desconhecidas podem ser enganosas, embora na verdade sejam uma transliteração comum do inglês.

Como você sabe, o boxe apareceu na Grã-Bretanha no século retrasado e, portanto, foi neste país que, como diriam agora, a “gíria profissional” foi inventada. Sua geografia se expandiu gradualmente, agora em qualquer continente você pode encontrar ligas de boxe de diferentes níveis, além de pertencer a um determinado país, por exemplo, o boxe tailandês. Independentemente de quais participantes da luta e da competição, os nomes profissionais ainda permanecem os mesmos.

A origem dos nomes dos socos no boxe

Os nomes mais altos são sempre ouvidos, mas nem todos sabem a ordem de sua aplicação e o que significam, embora na realidade tudo não seja tão difícil:

Uppercut - o nome vem do inglês uppercut, que pode ser traduzido como “cortado por baixo” e significa um ataque de punho com as costas da mão ao longo da trajetória interna, enquanto o punho está voltado para si mesmo. Este traço, como seu nome, vem do inglês tradicional.

Swing - chute lateral, o nome vem de verbo inglês swing, ou seja, um golpe desferido de lado e com longa distância. Também pertence ao tradicional, e é usado principalmente lá.

Jab - o nome vem de palavra em inglês jab, golpe súbito, poke, é um dos principais golpes usados ​​na moderna.

Gancho - o nome vem do gancho inglês, que significa gancho, pois é aplicado com a mão dobrada no cotovelo, às vezes o nome russo também pode ser usado.

Além dessas básicas, também existem muitas técnicas auxiliares que podem ser características de atletas individuais, tornando o boxe ainda mais marcante e espetacular.

O chute de Dempsey, que também é chamado de "sol", parece uma rotação do corpo ao longo da trajetória do número 8, seu significado é a proteção simultânea dos golpes e ataques do oponente. Foi criado pelo boxeador Jack Dempsey.

É muito difícil focar em números específicos em quilogramas ou newtons ao falar sobre a força de impacto. Há duas razões importantes para isso:

  • O poder de soco de todos os boxeadores famosos nunca foi medido por ninguém. E o mais importante aqui não é tanto a força em si, mas a magnitude do composto de nocaute.
  • Todos os golpes são divididos em duas categorias: espasmódicos e afiados. O indicador de potência de ambos os tipos de golpes pode ser o mesmo, mas sua essência pode diferir significativamente.

Mais especificamente, a força de impacto de um homem é aproximadamente entre 200 e 1000 kg. Ao mesmo tempo, a força do golpe de um boxeador pesando 60-70 kg atinge 200 kg e o golpe de um boxeador pesado pode atingir 1000 kg. Torna-se bastante interessante que tendo uma força de impacto de 15 kg ou 150 Newtons) e golpeando na área do queixo, já seja possível “nocautear” um oponente.

No entanto, embora não haja um dinamômetro especial que meça a força de todos os boxeadores, ainda há uma opinião de que o mais furto tem Mike Tyson. A força deste golpe é de aproximadamente 800 kg. Um golpe de tal força pode matar uma pessoa, e não apenas nocauteá-la. Mas mesmo golpes com menos força podem levar a consequências bastante sérias.

Falando em Mike Tyson, devemos lembrar também de seus outros discos. Aos 20, ele se tornou o mais jovem campeão mundial dos pesos pesados. E um ano depois ele se tornou o mais jovem campeão mundial entre os boxeadores peso-pesados. ele também é o boxeador que conquistou esses títulos no menor período de tempo.

Extraído do Guinness Book of Records.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Tish Haag

Last Updated: 02/22/2023

Views: 5656

Rating: 4.7 / 5 (67 voted)

Reviews: 90% of readers found this page helpful

Author information

Name: Tish Haag

Birthday: 1999-11-18

Address: 30256 Tara Expressway, Kutchburgh, VT 92892-0078

Phone: +4215847628708

Job: Internal Consulting Engineer

Hobby: Roller skating, Roller skating, Kayaking, Flying, Graffiti, Ghost hunting, scrapbook

Introduction: My name is Tish Haag, I am a excited, delightful, curious, beautiful, agreeable, enchanting, fancy person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.