Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (2023)

Kickboxing, Muay Thai ou, mais simplesmente, boxe tailandês, são as formas de maior contato das artes marciais. O espetáculo das lutas, a maneira de lutar e um grande arsenal de técnicas utilizadas garantiram a alta popularidade desses dois tipos de artes marciais. Há razões objetivas para isso. Ao contrário do boxe clássico chutes de kickboxing são os principais métodos. Kickboxing, na verdade, é uma arte marcial mista, na qual elementos do boxe são combinados com técnicas retiradas das artes marciais.

Estrutura do artigo

        No boxe tailandês, tudo é usado, pernas, braços, cotovelos e joelhos. A ênfase está em chutes simples, mãos, cotovelos e joelhos. As técnicas de ataque são realizadas na forma de ataques únicos ou uma série de ataques. Para o boxe tailandês ou Muay Thai, a principal tática de batalha é o ataque. No kickboxing, as ações ofensivas alternam-se com as táticas defensivas.

        Qual é o arsenal de atletas no boxe tailandês? Quais técnicas os atletas usam para alcançar a vitória no ringue?

        Pontapés

        Deve-se notar que devido às especificidades das artes marciais chutes no muay thai considerado o elemento mais importante da tecnologia. O mesmo vale para o kickboxing. As regras, técnicas de luta e técnicas nessas disciplinas são quase as mesmas. E ainda! No kickboxing, a ênfase da luta está no perfeito domínio da técnica de chutar o oponente. Nas lutas de boxe tailandês, o uso habilidoso de técnicas seguidas de chutes ou socos, cotoveladas ou joelhadas muitas vezes determinam o resultado da luta.

        Durante a luta, os atletas podem se aproximar e entrar no clinch, bater no adversário com cotoveladas e joelhadas. Em tais condições, é muito difícil realizar ligamentos e desferir socos precisos em partes vulneráveis ​​e acessíveis do corpo do oponente. As pernas são outra coisa. Com a ajuda de estocadas habilmente feitas com as pernas, uma distância confortável é mantida durante a batalha.

        Chutes para o propósito pretendido podem ser considerados uma arma de longo alcance, graças à qual o oponente recebe golpes tangíveis e dolorosos. Tendo infligido um chute alto inesperado na cabeça do oponente, o próprio lutador permanece a uma distância segura e é inacessível ao contra-ataque do oponente.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (1)

        Ao contrário do karatê e outras artes marciais mistas, onde os chutes também estão presentes, a técnica para executar tais técnicas no boxe tailandês é fundamentalmente diferente. Grande força de impacto é alcançada através da dinâmica. Todos os golpes no kickboxing são carregados, ou seja, durante a execução da recepção, o corpo do lutador atinge um movimento rotacional translacional. Ao atingir o alvo, o atacante fica frente a frente com o oponente. Em uma falha, o lutador pode retornar à posição de luta fazendo uma rotação circular.

        Não é por acaso que, devido à possibilidade de causar grandes danos a um adversário, o número de chutes no boxe tailandês e no kickboxing é limitado pelas regras. Cada atleta pode dar um certo número de chutes durante a luta, mas às vezes isso é suficiente para inclinar a balança a seu favor. A importância dessas técnicas dificilmente pode ser superestimada. O curso e o resultado de uma luta no boxe tailandês geralmente são difíceis de prever com antecedência. Um chute frontal bem feito pode mudar radicalmente o quadro da batalha em um segundo, dando vantagem ao adversário mais fraco.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (2)

        Um lutador que domina habilmente as técnicas de chute tem uma vantagem inegável, tanto no ataque quanto na defesa. O uso de tais técnicas equaliza as chances de adversários que estão em diferentes categorias de peso e com diferentes condições físicas.

        A técnica de combate e as regras existentes permitem uma variedade de técnicas, cada uma aplicável em determinadas situações e possui um nome específico. Vamos olhar mais de perto, Como são chamados os chutes de kickboxing? Como são essas técnicas e o que são.

        Chute baixo (chute baixo)

        Nas lutas de boxe tailandês, muitas vezes é possível observar como os atletas infligem um chute lateral nas coxas do oponente. Aqui estamos lidando com uma técnica chamada chute baixo. Traduzido da abreviatura em inglês - "low-kick", ou seja, "descida". A recepção é rápida e ágil. Ele pode ser incluído em seus pacotes e combinações favoritos.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (3)

        O principal objetivo de tais ataques é reduzir o movimento para a frente do inimigo, para limitar seu movimento. No entanto, chutes na parte interna ou externa da coxa são dolorosos e muito sensíveis aos membros inferiores do oponente. Devido ao alto trauma chute baixo no boxe tailandês não permitido em todas as competições. No entanto, os atletas profissionais devem dominar a técnica de tal golpe.

        Chute do meio (chute do meio)

        Esta técnica é muito semelhante em execução à técnica anterior, mas sua finalidade é completamente diferente. Neste caso, temos um chute lateral de nível médio. Aqueles. chute médio - Este é um elemento de um ataque com o pé no corpo de um oponente. Um lutador desfere um chute lateral em arco, tentando romper a defesa e atingir o corpo do oponente. A parte de choque da perna neste caso é a parte inferior da perna. Devido ao movimento de translação de todo o corpo e ao uso da parte inferior da perna, a força do impacto e a área de dano aumentam. Além disso, a técnica de execução envolve carregar o corpo do atacante com um giro subsequente de 360˚ e retornar à postura de combate.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (4)

        O objetivo principal chute médio - corpo inimigo. Nesse caso, os golpes são direcionados para a região do fígado ou ao longo das costelas. Não há necessidade de falar sobre como esses golpes são dolorosos para o inimigo mais uma vez.

        Chute alto (chute alto)

        No Muay Thai e nas competições de kickboxing, esta técnica refere-se a golpes de nível superior. É do inglês que "high" é traduzido como "superior". Aqueles. literalmente, estamos lidando com chutes laterais altos direcionados à parte superior do corpo. Principalmente, chute alto realizada por um lutador durante um duelo para atingir a cabeça do oponente. O objetivo principal é desativar o oponente com um golpe rápido, cortante e inesperadamente poderoso. Quando executados corretamente, esses golpes geralmente terminam em nocaute.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (5)

        No entanto, devido às especificidades das artes marciais, muitas vezes as estocadas altas vão para o peito ou atingem o pescoço. O efeito neste caso de tal técnica não é o mesmo planejado, no entanto, se atingir o pescoço ou o esterno, o inimigo não será doce. Execução chute alto durante um duelo, exige que o atleta tenha técnica de alta performance, presença de certas habilidades e um bom conhecimento de táticas de combate.

        Chute para trás (chute para trás)

        Este tipo de chute é completamente diferente em técnica dos três primeiros tipos. O ataque é realizado em um oponente que supostamente está atrás. Aqueles. estamos lidando com um chute direto nas costas. No karatê, esse golpe é chamado de ushiro geri, mas na terminologia do MMA chute para trás Literalmente significa "chute para trás".

        Neste caso, o atleta tenta desferir o chute mais forte e sensível ao adversário, utilizando para isso a lateral do pé na perna estendida.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (6)

        A técnica é usada para derrotar um oponente a uma distância máxima. O poder marcante de uma recepção bem-sucedida é muito alto. Muitas vezes bem feito chute para trás, chute atinge o peito ou estômago ou rosto, derrubando o oponente.

        Chute Salto

        Por fim, passamos para os arremessos. Apesar da óbvia complexidade desta técnica, chute pulando frequentemente usado por atletas durante as competições. O principal ponto forte desta técnica é o seu entretenimento. Não vale a pena falar sobre a eficácia desta técnica. Realizar um chute com salto exige que o atleta mude o ritmo da luta e muita tensão.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (7)

        Na prática de luta na categoria MMA, os atletas utilizam saltos seguidos de giro, durante os quais é aplicado um chute lateral no oponente. Na maioria das vezes em batalhas, chutes laterais em um salto são usados. A coisa mais rara de se ver em batalhas é um salto seguido de um chute cortante.

        Crescent-Kick

        Aqui estamos lidando com o chute de nível superior mais comum usado em lutas de kickboxing. Execução chute crescente não requer alongamento e preparação perfeitos do atleta, no entanto, é necessária alta concentração e compostura. Durante uma estocada, um lutador, no momento de rotação em torno de seu próprio eixo, golpeia com o pé. A execução do golpe depende do alvo escolhido.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (8)

        A vantagem desta técnica reside na grande força de impacto. Além disso, pode ser aplicado a partir de qualquer pé, tanto da perna de longe quanto da perna de perto do oponente. O efeito é alcançado através da execução bem sucedida e grande força de impacto. A desvantagem desta técnica é que, se não for bem sucedida, você pode facilmente se deparar com o contra-ataque de um oponente.

        Chute redondo (chute redondo)

        A recepção envolve a execução de um golpe circular com uma volta. O efeito é alcançado através do uso da força de flexão da perna. Durante a execução da recepção, a perna de apoio do lutador gira 90°, menos frequentemente 180 graus, criando uma determinada trajetória de estocada. Neste momento, a perna de choque dobrada nos joelhos atinge o nível necessário. No momento da extensão do joelho, a canela ou mesa toca o corpo do oponente.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (9)

        O alvo principal para tais golpes é a cabeça do oponente. Chute redondo usado para contornar o bloqueio de um oponente.

        A técnica de realizar um chute circular com rotação envolve seu uso em todos os níveis. A greve é ​​realizada em duas versões:

        • facilmente, porém, rapidamente, inesperadamente e mordazmente;
        • estocada lenta pesada com carry.

        Na maioria das vezes, no processo de execução, esses golpes geralmente se transformam em chute baixo e alto no momento da execução.

        Chute Lateral (Chute Lateral)

        Outro tipo de chute lateral. No kickboxing, essas técnicas são frequentes durante as lutas. O adversário que errou chute lateral a área do esterno, ao longo das costelas ou na lateral da cabeça pode cair, um knockdown pode esperar.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (10)

        A técnica de execução envolve a remoção da perna dobrada no joelho. A força e a precisão do golpe são alcançadas através de uma combinação de elementos:

        • movimento para a frente do esportista atacante;
        • girando a perna de choque na direção certa;
        • extensão do joelho seguida de um chute com a ponta do pé, o calcanhar ou diretamente com a sola. ou sola.

        A principal condição para a implementação correta chute lateral - a perna do chute e o corpo do lutador devem estar na mesma linha vertical.

        Ex-chute (Ex-chute)

        Esta técnica é considerada difícil, mas bastante impressionante, tanto na execução quanto no efeito alcançado. ex kik ou "bater de cima" como bater no suporte, é uma técnica mais intimidante.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (11)

        Não é fácil executar esse ataque, no entanto, os lutadores em competições usam essa técnica com bastante frequência.. ex chute chute pode ser realizado em uma postura, em um salto ou com um giro. A eficácia da recepção não é alta e é mais utilizada pelos atletas para tornar a luta espetacular.

        Chute frontal (chute frontal)

        O movimento mais comumente usado em artes marciais mistas. Chute para a frente, ou seja, uma perna reta no corpo do oponente, permite controlar a distância da batalha. Com a ajuda de tais ataques, você pode interromper o ataque do inimigo, prepare-se para seu ataque de ataque. Chute Chute Frontal realizado com o calcanhar ou a sola do pé. O kicker ao mesmo tempo se torna uniforme.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (12)

        Como regra, o pé do atacante está alinhado com a superfície no momento do impacto.

        Hill kick, Turning Hill kick e Hook kick (cata-vento)

        A técnica listada refere-se antes a variações das técnicas tradicionais utilizadas pelos atletas. A principal diferença entre esses golpes é a forma de execução.

        Por exemplo, pontapé de gancho muito parecido com um soco (costas), mas é executado com o pé e é muito parecido com um tapa na cara. Essa estocada circular para trás é aplicada com o pé da frente ou de trás. Em sua trajetória, a recepção se assemelha a um toca-discos.

        Cata-vento no kickboxing considerado um dos truques favoritos dos atletas. Usando este golpe, você pode desequilibrar o oponente, realizar um reconhecimento preliminar das táticas defensivas do oponente.

        Chute de colina ou, na terminologia do MMA, um turn-heal significa literalmente um chute circular na direção oposta, seguido de um giro. A recepção é realizada com uma perna estendida sobre o oponente que está à sua frente. O golpe é realizado com a bola do pé. É usado principalmente para manter uma distância efetiva ou interromper as ações de ataque do oponente.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (13)

        socos

        Agora, depois de conhecermos o principal arsenal dos lutadores de kickboxing, podemos passar para outras técnicas. Como regra, nas artes marciais da categoria MMA, as mãos recebem uma função mais protetora. Apesar disso, socos de kickboxing, feito à mão, pode trazer muitos benefícios aos lutadores. Muitas vezes bem executado punho fechado causará mais dano ao oponente do que chutes em um salto ou rotatória.

        Em uma palavra, as mãos no arsenal de um kickboxer habilidoso são consideradas uma arma formidável. Quanto às principais técnicas em que os golpes de mão são aplicados, são as seguintes:

        Gancho

        Um golpe com as costas da mão é aplicado por um lutador em um arco, de baixo para a mandíbula ou para a área do tronco. A técnica vem do boxe tradicional e pode ser feita com a mão direita ou esquerda. O principal é distribuir corretamente o peso do corpo na perna de apoio e afastar o braço para o balanço. Isto é seguido por uma rotação do corpo em torno do eixo vertical com um impulso simultâneo da perna de apoio. A mão que golpeia se move em um arco de baixo para cima.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (14)

        Jab

        Neste caso, estamos falando de uma estocada direta com a mão esquerda mais próxima do oponente. O golpe é realizado em linha reta. A força de impacto é obtida empurrando a perna de apoio enquanto simultaneamente lança o braço esquerdo na direção do oponente. Em alguns casos, para aumentar a força do impacto, a estocada da mão é acompanhada por um balanço preliminar. A mão direita do atleta está em posição de proteção.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (15)

        Gancho

        No boxe tailandês, um dos truques mais comuns. Um gancho de canhoto na cabeça é considerado uma técnica muito eficaz, pois um golpe inesperado e forte pode derrubar um oponente com calma. Como regra, um golpe lateral na cabeça à esquerda é realizado em conjunto com um golpe direto com a mão direita. O gancho é executado em arco, da esquerda para a direita. O torso do lutador está levemente virado e para frente.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (16)

        O gancho de mão direita é considerado o golpe final nas artes marciais. Combinado com uma série de jabs, um chute lateral destro na cabeça é um golpe devastador que pode nocautear um oponente. A técnica de execução é espelhada, semelhante à técnica realizada pela mão esquerda.

        Soco

        A recepção é um golpe direto com a mão de longe, que está no backswing. Ao contrário do jab, o soco é usado com menos frequência pelos atletas. No entanto, em termos de força, esse golpe é muito mais forte e sensível. Ao girar o corpo para a esquerda e simultaneamente empurrar a perna direita, a mão que golpeia adquire um impulso adicional. Quanto maior a rotação do corpo do chutador, maior o comprimento efetivo do golpe.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (17)

        Apesar do bom desempenho do soco, realizar este movimento deixa a cabeça do lutador atacante desprotegida. Apenas uma alta velocidade de execução de golpes e precisão podem evitar um contra-ataque inesperado do inimigo.

        Swing

        Esta técnica consiste em aplicar um impacto lateral a grande distância. A investida em direção ao oponente é realizada com a mão em posição não dobrada. Neste caso, o lutador está em posição de combate. O golpe pode ser aplicado tanto na postura da mão esquerda quanto na postura da mão direita. A estocada começa com a transferência do peso corporal da perna de apoio para a perna de caminhada. O braço de choque neste momento se move ao longo de uma trajetória arqueada de baixo para cima. A posição da mão no momento do impacto em relação ao alvo é horizontal.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (18)

        A ação de percussão é realizada com o punho com os dedos para fora. A outra mão do atleta no momento do impacto protege a cabeça. Com técnica hábil, um golpe executado corretamente pode levar ao fim da luta.

        Backfist

        Este é um dos truques que só está presente no kickboxing. Se todos os socos listados acima estão no arsenal de qualquer boxeador, então punho fechado tabu para boxeadores. Esta técnica é utilizada por lutadores de artes marciais de MMA. Aqui o ponto principal é a técnica aperfeiçoada da execução do golpe. Muitos estão se perguntando como é chamado um chute de balanço, após o qual um dos oponentes cai no ringue como se fosse derrubado.

        Na prática, tudo parece simples e claro. O atleta executa um golpe giratório com a mão direita, ou seja, de uma volta.

        O mais importante, fazendo costas de reversão, mantenha distância. No momento da rotação do corpo do lutador em 360˚ em torno de seu eixo, a mão do golpe recebe um impulso rotacional adicional, que aumenta a força do golpe. A mão faz um movimento circular e depois de uma volta desfere um golpe esmagador.

        O alvo é atingido com as costas da mão. Em caso de execução incorreta da recepção, o adversário recebe do antebraço, o que é proibido pelas regras do kickboxing.

        Golpes de cotovelo e joelho

        Todos os chutes e socos de kickboxing que listamos são a base do arsenal de qualquer atleta. No entanto, além dessas técnicas, cada lutador conhece bem os outros. golpes mais perigosos e insidiosos. Estamos falando de cotovelos e joelhos. Esta técnica é a base do boxe tailandês, podendo resultar na desclassificação de um atleta.

        Quanto ao boxe tailandês, então golpes de cotovelo e joelho para este tipo de artes marciais são uma espécie de chip. No entanto, a reputação de tais técnicas é dupla. Os atletas não hesitam em usar o cotovelo para golpear ou bater no oponente com o joelho enquanto se aproximam do inimigo. O cálculo é feito com base no fato de que, após uma recepção tão dolorosa, o oponente enfraquecerá seu ataque.

        Deve-se notar que o efeito impressionante de cotovelos e joelhos é colossal. Em termos de força e dor do golpe, tais ataques são comparáveis ​​a golpes com um bastão, sexto ou outro objeto sólido de terceiros. A principal vantagem de tal ataque está na curta distância do alvo e na imprevisibilidade da aplicação. Uma estocada rápida e cortante com um cotovelo na sobrancelha ou na orelha geralmente leva a um nocaute técnico. Uma joelhada durante um clinche pode nocautear um oponente em um instante.

        Por exemplo, cotoveladas são executadas diretamente na cabeça e no corpo do oponente. Um lutador, enquanto no clinche ou a uma curta distância, pode golpear com o cotovelo de cima, de lado ou de baixo. Neste caso, o corpo do atleta atacante é girado 180 ou 360˚. O ângulo de ataque pode ser diferente, dependendo da posição do corpo do atacante.

        Joelhos no Muay Thai são consideradas armas brancas. Tais técnicas dão o maior efeito durante as capturas e no clinch. Com menos frequência, essa técnica é usada ao atacar à distância. Devido à grande amplitude do impacto, o efeito impressionante de uma estocada com uma joelhada afiada na área da cabeça ou ao longo do corpo é impressionante.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (19)

        A origem de tais técnicas é explicada pelo seu nome. Se tomarmos, por exemplo, os nomes dos chutes ou técnicas em que as mãos estão envolvidas, é costume usar aqui a abreviação em inglês. Cotovelos e joelhadas têm nomes difíceis de pronunciar de origem tailandesa. Por exemplo, um chute de cotovelo redondo é chamado de sok clap, enquanto um chute diagonal é chamado de sok chieng. Traduzido do tailandês, "suco" significa literalmente cotovelo. A segunda palavra do nome caracteriza a direção do golpe e a forma de execução.

        Não menos impressionantes são as chamadas joelhadas. Por exemplo, como se chama uma joelhada, após o que o árbitro da luta interrompe a luta e um dos atletas é nocauteado?

        O nome de tal técnica em tailandês soa como "kao con". Na prática comum, essa técnica é chamada de chute de joelho torcido. Aqui, em cada técnica, o prefixo "kao" significa joelho. A segunda palavra, como no caso das cotoveladas, indica a forma de execução e a dinâmica do movimento do atleta.

        Tipos e nomes de golpes no boxe tailandês e Muay Thai 1xmatch (20)

        O arsenal de um lutador profissional, via de regra, conta com cerca de uma dúzia de manobras em que o elemento de percussão é o cotovelo e o joelho. No entanto, o número de tais truques no boxe tailandês é muito grande. Não é por acaso que tal técnica ou formaram a base deste tipo de artes marciais. No entanto, a frequência desses golpes em torneios oficiais de MMA depende do estilo de luta, da preparação dos lutadores e do desenvolvimento dos eventos no ringue.

        Top Articles
        Latest Posts
        Article information

        Author: Ms. Lucile Johns

        Last Updated: 01/21/2023

        Views: 5644

        Rating: 4 / 5 (61 voted)

        Reviews: 84% of readers found this page helpful

        Author information

        Name: Ms. Lucile Johns

        Birthday: 1999-11-16

        Address: Suite 237 56046 Walsh Coves, West Enid, VT 46557

        Phone: +59115435987187

        Job: Education Supervisor

        Hobby: Genealogy, Stone skipping, Skydiving, Nordic skating, Couponing, Coloring, Gardening

        Introduction: My name is Ms. Lucile Johns, I am a successful, friendly, friendly, homely, adventurous, handsome, delightful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.